Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Como escolher um bom investidor?

Tem uma ideia de negócio, mas infelizmente, não tem todo o capital financeiro para colocá-la em prática?

A falta de dinheiro não significa o fim do seu sonho, pois é possível recorrer a outras formas de obter o dinheiro.

Quando não existe capital próprio, o empreendedor vê-se obrigado a recorrer a investimento externo para o abrir o seu negócio próprio. Uma das formas de obter esse investimento é através de investidores.

Mas quando se fala de investidores, é importante salientar que existem os sócios investidores e os sócios capitalistas.  E apesar dos dois servirem para injetar dinheiro na abertura de um negócio próprio, possuem objetivos diferentes.

Assim, o sócio capitalista é aquele que se importa com a quantidade de dinheiro que será investida, o que faz com que geralmente seja necessário ter mais do que um, os quais dividirão os lucros da empresa a longo prazo.

Já o sócio investidor diferencia-se pelo facto de não se importar com a quantidade de dinheiro que irá ser investido, pois tem um poderio económico maior, tendo a capacidade de financiar a abertura de um negócio próprio sozinho.

Porém, este sócio só investe se constatar que o negócio próprio tenha um alto potencial de lucro e que o retorno ocorrerá dentro de um período curto de tempo. Isso acontece porque o sócio investidor corre um risco maior, uma vez que se algo correr mal, pode perder uma grande quantia de dinheiro.

O sócio investidor da empresa só aparece no momento de investir o dinheiro e para retirar a sua parte dos lucros, não de envolvendo nas questões administrativas e de gestão da empresa, enquanto que o sócio capitalista pode querer acompanhar o dia-a-dia do negócio, atuando nas áreas do seu interesse.

Logo, o empreendedor tem que ter o cuidado de verificar se os seus ideais e perspetivas para o futuro coincidem com o investidor que pretende. Não esquecendo que este vai ser seu sócio, e que apesar de poder não estar presente no dia-a-dia do empreendimento, goza de determinados direitos em relação ao seu negócio próprio. Assim, para tomar a decisão mais acertada, o empreendedor deve verificar qual melhor enquadramento legal para o seu negócio, antes de escolher o investidor para o seu negócio próprio.

Se anda à procura de um investidor, hoje vamos dar-lhe alguns pontos que deve ter em atenção antes de tomar qualquer decisão. Saiba quais são:

Valor do investimento

O seu investimento vai depender da fase em que está o seu negócio próprio, assim como a avaliação que lhe é dada, tendo em conta as características do mercado.  Só depois de ter o valor de investimento definido é que pode procurar investimento, uma vez que existem vários escalões de investimento.

Duração do investimento

É fundamental que, como empreendedor, procure definir à priori um plano de negócios antes de pensar em adquirir investimento externo. Este plano de negócios vai ajudá-lo a perceber por quanto tempo e que pode fazer com esse dinheiro.

Complementaridade de competências

Uma das vantagens na procura de investimento externo é que o empreendedor pode encontrar outras mais valias, que é até desconhecia. Por vezes um bom investidor para além da parte financeira, traz conhecimento e experiência em negócios de sucesso, ou até mesmo credibilidade para o negócio. Algo que o empreendedor só tem a ganhar com.

Intuição

Pode parecer ridículo decidir um investimento com base na intuição, mas não é tão disparatado como parece. Muitos empreendedores fecham negócios de sucesso baseados na intuição, por isso no final confie na sua intuição para trazer novos sócios para o seu negócio próprio.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse*
Contacto*
Distrito*
Localidade*