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Como escolher o local certo para abrir uma franquia

Se é empreendedor e está a pensar criar o próprio negócio num modelo de franchising, com certeza já se deparou com uma questão bastante pertinente: a localização da sua franquia. A localização da sua franquia é de facto decisiva para alcançar um negócio de sucesso.

Por muito bom que seja o produto e a marca de franchising que representa, se abrir a sua franquia no local errado, todo o investimento será desperdiçado.

Por isso, “os franchisadores devem ter implementado um negócio numa localização piloto de forma a afinar os sistemas que esperam que os seus franchisados sigam. Parte deste processo piloto envolve estabelecer requisitos mínimos para um ‘território fértil’. Como franchisado, é importante que o seu franchisador consiga indicar quantos potenciais clientes são necessários para suportar o negócio, quem são os consumidores e com que frequência irão comprar. Isto permitirá perceber a demografia necessária para um território viável.”

Contudo, antes de iniciar próprio negócio, o novo empreendedor deve estudar o mercado e comparar os dados obtidos com a informação que lhes está a ser dada. Para isso, pode usar os seguintes indicadores:

Exigências legais

Os empreendedores têm que verificar primeiramente se não há nenhum impedimento legal para a abertura do próprio negócio no local desejado e providenciar as licenças necessárias para a sua instalação.

Mesmo tendo a ajuda da franqueadora para a escolha do local, a responsabilidade para o cumprimento de todas as exigências e a obtenção da autorização de funcionamento caberá ao franqueado.

Preço compatível

Financeiramente será fundamental que o novo empreendedor analise se o preço da renda é compatível com o plano de negócios da franquia e analisar o tempo de vigência e as condições para a renovação do contrato, uma vez que o franqueado investirá tempo e dinheiro na preparação da loja, adequando-o ao projeto arquitetónico definido para a rede de franchising, pois conforme já lhe explicamos anteriormente, um dos segredos para o sucesso de uma rede de franchising é, efetivamente, a padronização da imagem das franquias.

Público-alvo

Por último, o novo empreendedor terá que verificar a adequação da localização escolhida ao público-alvo da franquia, levando em consideração os seus hábitos de consumo, os horários de funcionamento do próprio negócio, o fluxo de pessoas, as lojas próximas e a facilidade de acesso ao local.

Análise da concorrência

Diferente do que muitas pessoas pensam, localizar o seu próprio negócio próximo aos concorrentes pode até ajudar. Afinal de contas, se eles estão lá, significa que o público local consome os produtos e serviços deles.

Aqui, o que os empreendedores devem evitar é que unidades da mesma marca fiquem próximas uma das outras. Caso isso aconteça, serão concorrentes umas das outras, o que não é nada bom para a própria franquia.

Além destas variáveis, existem outras que serão mais ou menos importantes dependendo da área de negócio em que a franquia irá atuar. Contudo, a criação do próprio negócio e a escolha do local para implementar a nova unidade são decisões que devem ser tomadas tendo sempre em conta as características atuais e potencialidades das regiões onde ela será instalada, permitindo o seu crescimento.

A melhor localização não é a mais barata ou a mais cara, a maior ou a menor. É aquela que possui as características físicas, adequação ao público da franquia e condições comerciais e legais que propiciem a melhor relação custo-benefício e deem mais segurança aos franqueados e empreendedores na gestão dos seus negócios de sucesso.

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