Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Como criar uma startup?

Está a pensar desenvolver o seu próprio negócio? Ser empreendedor? Porque não ter uma empresa sua? Porque não contribuir para o desenvolvimento do seu país? A criação de uma startup pode assumir-se como uma boa possibilidade.

No entanto, investir na criação do próprio emprego demanda tempo, organização, esforço, paixão e ousadia. Se optar por uma startup, esses elementos precisam ser mais intensos, por não se tratar de uma empresa comum.

Existem características que diferem as startups dos negócios de sucesso tradicionais. A mais evidente é a grande potencialidade de desenvolvimento. O modelo tem de ser inovador. E deve ser escalável, ou seja, conseguir se adaptar ao aumento rápido da operação sem prejudicar a rentabilidade.

No entanto, apesar de empreendedorismo e startups estarem nas “bocas do mundo”, nem sempre se aborda a questão mais importante para muitos: a criação.

MAS ANTES DE MAIS, O QUE É UMA STARTUP?

O nome diz tudo. No contexto empresarial, o termo startup aplica-se a empresas jovens e inovadoras (independentemente da área ou sector de atividade), com um modelo de negócio escalável e repetível.

Não se pode falar de criar uma startup sem falar de empreendedorismo. E se já descobriu o que é necessário para ser um jovem empreendedor, saiba que a primeira etapa para a criação do seu próprio negócio e de uma startup passa por validar a sua ideia e criar um plano de negócios.

São vários os programas de mentoring (como são designados) que o ajudam a perceber como proceder e quais os pontos a afinar.

Conheça alguns:

  1. PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE STARTUPS DO UPTEC

Destinado a empreendedores com ideias inovadoras, de base tecnológica, científica ou criativa, que se pretendem validar em contexto de mercado, o Programa de Aceleração de Startups do UPTEC inclui Workshops, eventos de networking, sessões de pitch (apresentação do projeto), etc. A ideia passa por dotar os empreendedores de ferramentas que os possam ajudar a validar as suas ideias, bem como informar sobre os principais desafios que se podem enfrentar num processo de criação do próprio negócio.

  1. ARRISCA C

Promovido pela Universidade de Coimbra, o Arrisca C é ideal para quem ainda está numa fase embrionária e tem apenas uma ideia de negócio. O concurso pretende estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio, que possam originar negócios de sucesso ou produtos e, quiçá, criar uma startup.

  1. CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS

Também denominado por Concurso de Ideias este programa é organizado por várias universidades e outras instituições de ensino em parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. A ideia passa por estimular jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, para que desenvolvam ideias de negócio de sucesso.

  1. 3DS

O 3DS ou 3 Day StartUp é um programa internacional que passa por várias cidades do mundo e tem um conceito simples: criar uma startup de base tecnológica em três dias. Bem, ainda que não seja criada a startup as bases ficam lançadas.

Estes são apenas alguns exemplos de programas que o podem ajudar na fase inicial para criar uma startup e desenvolver o seu próprio negócio. Nestes eventos terá a oportunidade de criar uma boa rede de contactos e conhecer muitos empreendedores. Sim, eles marcam presença e, se acreditarem no potencial das ideias de negócio apresentadas, certamente vão investir uma boa quantia.

Programas de formação para o ajudarem a desenvolver a sua ideia de negócio não faltam. E apoios financeiros também não. Procure os programas mais adequados à sua ideia de negócio e dê o primeiro passo para a criação do seu negócio de sucesso!

Posteriormente, há alguns passos essenciais que deve seguir para a criação da sua Startup:

FOCALIZE NA IDEIA

Antes de colocar o seu próprio negócio em prática, é importante saber se a sua ideia de negócio é original. Saber se o mercado é amplo para ajudar a identificar o tamanho do público em potencial definindo, assim, a possibilidade de desenvolvimento do seu negócio de sucesso. Deve-se também analisar se o seu modelo é simples de ser reproduzido, pois se for, corre o risco de ter o mercado atacado por vários novos empreendedores. Nesse momento surge a dúvida, como abrir um negócio próprio com pouco dinheiro?

DESCUBRA O QUE O MERCADO PRECISA

Duas coisas que precisa analisar: qual é o seu público-alvo e o quê que ele quer e precisa? Com essa análise, determina a capacidade de crescimento do seu negócio de sucesso.

CRIE UM MODELO DE NEGÓCIOS LUCRATIVO

É imperativo definir os processos, ou seja, a maneira como a startup vai ganhar dinheiro com o seu produto ou serviço. Isso faz toda a diferença para quem quer criar o seu próprio negócio e torná-lo rentável, pois só assim é possível entender como o seu negócio de sucesso irá crescer, e onde pode chegar.

PENSE GRANDE

Muitos empreendedores ainda se agarram ao pensamento de que a internacionalização é um passo difícil de alcançar, mas se o seu próprio negócio tem uma solução mundial, considerar o mundo como a sua área de negócios traz vantagens, como atrair a atenção de empreendedores.

ESTUDE E SEJA INTERDISCIPLINAR

Empenho é um termo quase indissociável de empreendedorismo. Para o seu próprio negócio funcionar, tem que o saber administrar. Significa saber conceitos essenciais de administração, finanças e marketing.

NEGOCIE INVESTIMENTOS

Hoje em dia é mais fácil entrar em contato com empreendedores, pois pode fazê-lo por e-mail, site e telefone. E, em alguns casos, os próprios fundos de investidores vão atrás das startups para fechar parcerias. Mas não se engane, terá que ir atrás deles também.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Num ambiente tão competitivo, em que os concorrentes podem surgir a qualquer momento, a velocidade com a qual o empreendedor consegue corrigir as direções de seu negócio de sucesso determina quão longe o empreendimento pode chegar. Um modelo que funciona hoje pode estar ultrapassado em questão de meses. O ponto essencial é manter o foco na inovação e ter força de mudar, coloque a mão na massa e evolua o seu negócio de sucesso, pois apostar na criação do próprio emprego e desenvolver uma startup lucrativa é um trabalho diário.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*