Como criar a Assinatura Digital
A transformação digital é o caminho mais curto e eficiente para que os empreendedores de sucesso melhorem a eficiência operacional dos seus negócios próprios.
No entanto, muitos empreendimentos ainda têm dificuldades para implementar uma metodologia eficiente de otimização de processos burocráticos. A boa notícia é que esse cenário pode mudar com uma simples medida: a adoção da assinatura digital.
A assinatura digital é um documento de identificação de empreendimentos e pessoas físicas no meio eletrónico. Ela tem validade jurídica assegurada pela legislação nacional, com a vantagem de eliminar a necessidade do uso do papel, caneta, autenticações e deslocamentos. Tudo é realizado digitalmente, com poucos cliques e segurança. Pode ser implementada em sistemas novos ou ainda utilizada de maneira avulsa, conforme a necessidade, por meio de um portal de assinaturas. E o que pode ser assinado por meio dela? O que for necessário: contratos, procurações, recibos, aceites etc.
Mas como criar a assinatura digital?
Uma assinatura digital não se cria com uma simples digitalização de uma assinatura num papel branco. De facto, ao fazê-lo, o empreendedor pode estar a colocar-se a si mesmo em perigo de fraude.
Para criar uma verdadeira assinatura digital, o empreendedor necessita de um certificado de assinatura, que prova a identidade. Quando envia algo com assinatura digital, também envia o seu certificado e chave pública.
O primeiro passo para criar uma assinatura digital com que possa assinar documentos sem ter de sair do seu computador é então escolher um serviço de ID Digital, este ajuda a aprovar a identidade do empreendedor e são utilizados para assinar documentos eletronicamente. Normalmente, os certificados têm um ano de validade, período após o qual o signatário terá de renovar o certificado atual ou obter um novo certificado de assinatura para estabelecer a sua identidade.
Algumas das autoridades certificadas para este efeito são:
– Multicert
– DocuSign
– Comodo
– Global Sign
– My Credential
Depois de levados a cabo estes passos, o empreendedor apenas tem que adicionar a sua assinatura digital aos diferentes tipos de documentos e plataformas, por exemplo:
Adicionar assinatura digital em Adobe Reader:
– Clicar em Ferramentas > Preencher e Assinar > Assinar
Adicionar assinatura digital em Word
– Clicar no separador Inserir > Texto > Adicionar uma Linha de Assinatura do Microsoft Office
A transformação digital é o caminho mais curto e eficiente para que os empreendedores de sucesso melhorem a eficiência operacional de seus negócios próprios e, consequentemente, aumentem os seus lucros. Nesse contexto, a assinatura digital é o primeiro passo. A implementação é simples e o sistema por trás dela permite, além de assinatura de qualquer tipo de documento, a automatização de todo o processo e uma melhor gestão do próprio negócio.