Como aproveitar a Black Friday para alavancar os negócios?
A Black Friday em Portugal acontece já amanhã. Os descontos recaem sobre todos os segmentos de negócio, sendo cada vez mais as empresas que aderem a esta iniciativa, como forma de divulgarem os seus produtos e serviços.
Se é empreendedor e gostava de saber qual a melhor forma de aproveitar a Black Friday para alavancar os seus negócios, não saia daí. Hoje vamos mostrar-lhe o que deve fazer para tirar proveito deste dia e aumentar as suas vendas!
A Black Friday teve origem nos Estados Unidos e tem imediatamente a seguir ao Dia de Ação de Graças (celebrado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês de novembro). O dia assinala o início da época natalícia. Neste dia, os americanos saíam à rua em massa para iniciar as suas compras de Natal, o que causava grandes constrangimentos às forças policiais. E foi isso que originou o mítico nome de Black Friday.
Apesar de ter origem na América do Norte, a Black Friday tornou-se mundialmente conhecida e, atualmente, é celebrada pelo mundo fora. Portugal não é exceção e, como tal, deve estar preparado para que o seu próprio negócio se destaque.
- Crie uma estratégia
É importante que o empreendedor defina antecipadamente o que quer fazer e como. Porém, é importante que a divulgação da sua adesão à Black Friday não seja feita com muita antecedência, sob pena de cair no esquecimento. Escolha também os meios que o seu próprio negócio vai utilizar para promover os seus descontos. E esta escolha deve ser bastante criteriosa, pois tem que conseguir que a sua mensagem receba atenção num dia em que os seus clientes serão inundados de mensagens de outras marcas.
- Use vários canais de comunicação
Use vários canais de comunicação como publicações e campanhas nas redes sociais, anúncios no Google, envio de uma newsletter para os seus clientes ou até mesmo a criação de uma Landing Page dedicada ao dia.
O empreendedor deve ter atenção ao conteúdo que será partilhado. Deve também utilizar um assunto de email apelativo, pois será a primeira coisa que o destinatário irá ver.
O empreendedor deverá ainda fazer uma lista de todos os seus clientes e enviar emails personalizados, tendo em conta o histórico de compras de cada consumidor.
- Seja verdadeiro
Muitos negócios próprios aproveitam este dia para enganar os consumidores. Aumentam os preços dos seus produtos, para depois apresentar um valor mais baixo, de forma a parecer existir um grande desconto. Porém, isto é fraude e pode ter consequências bastante graves, como a perda de confiança dos seus clientes.
Não faça isso. Aproveite este dia para dar a conhecer o seu próprio negócio, conquistar e fidelizar os seus clientes e aumentar as suas vendas.