Comete estes 5 Erros na Hora de Enviar um Email ?

Nos dias de hoje, com o avanço tecnológico, o email tornou-se parte integrante da nossa comunicação, principalmente a profissional. No entanto ainda vemos alguns empreendedores a cometer falhas graves no que diz respeito ao envio de emails que pode fazer questionar o seu profissionalismo.
É o seu caso? Verifique se comete estes 5 erros e evite-os para poder passar uma imagem mais profissional.
- Crítica
Apesar de não ser recomendado, ainda existem empreendedores que têm por hábito dar feedback aos seus colaboradores por email. E evidente que os empreendedores que gerem negócios de sucesso e tem colaboradores em todo o mundo não o podem evitar. Ainda assim atenção à forma como faz uma crítica por email. É importante que estruture bem as suas palavras e a forma como vai transmitir os aspetos negativos de determinado colaborador. Tente obter sempre um ponto de vista profissional.
- Mensagem vs. Email
No universo do empreendorismo, o email foi banalizado. São enviados emails para tudo. Verifique a melhor forma de comunicar com determinadas pessoas antes de recorrer ao email. Os empreendedores da era digital sabem bem do que estamos a falar, muitos preferem recorrer ao sistema de mensagens instantâneas quando não se justifica o envio do email. Tenha em consideração esses aspetos.
- Demora na resposta ou sem resposta
Este é o erro que facilmente vai por em causa o seu profissionalismo para os restantes empreendedores, clientes ou fornecedores. Tenha atenção, demorar excessivamente a responder um email ou ignorar por completo é interpretado como uma grave falta de respeito no mundo empresarial.
- Duplicação de emails
Quando envia um email a determinada pessoa deve dar-lhe tempo para que ela possa responder. Essa é a diferença entre o email e a mensagem instantânea. Se precisa de uma resposta rápida use outro meio de comunicação. Caso opte pelo email, não pode ficar o tempo toda a reencaminhar o mesmo email na espera da resposta.
- Emoji
Este tipo de figuras pertence também ao universo das mensagens instantâneas e não dos emails. No entanto ainda há empreendedores que não conseguem identificar a diferença. Apesar dos emojis estarem presentes em cada vez mais serviços de correio eletrónico, elas não devem ser usadas nos emails corporativos.