Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

UNU

Franchising em Imobiliária

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Candidate a sua empresa ao estatuto de PME Líder

Na hora de definir o que é ser líder, as opiniões divergem. Se para uns, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar os outros, de forma ética e positiva, para que contribuam para alcançar os objetivos da equipa e da organização, para outros, ser líder não tem a ver com o cargo que se ocupa mas em ser um exemplo e motivar quem nos rodeia.

No caso dos negócios de sucesso não é diferente. Todos querem liderar. Mas tão ou mais importante do que um negócio de sucesso ser líder de mercado, é também ser considerada como um “motor do desenvolvimento da economia nacional”.

Se enveredou pelo empreendedorismo em Portugal e tem um negócio próprio de pequena ou média dimensão, com um desempenho elevado e bons resultados económicos e financeiros, saiba que pode avançar para o Estatuto PME Líder.

Essa distinção permite-lhe carimbar a qualidade do seu negócio próprio perante parceiros e clientes, assim como beneficiar de um conjunto de vantagens. Mas sabe como candidatar o seu próprio negócio ao Estatuto de PME Líder? Descubra de seguida.

Esteja atento ao calendário

A candidatura do seu próprio negócio ao Estatuto PME Líder deve ser feita de acordo com prazos previamente estipulados no regulamento anual. Uma vez obtido, o estatuto é valido até 15 de setembro do ano seguinte, até lá tem que garantir a sua renovação. Periodicamente, o IAPMEI divulga um regulamento específico relativo ao processo de obtenção do Estatuto PME Líder e PME Excelência em vigor. Neste documento estão definidas as datas limite para apresentação de candidaturas e pormenores sobre.

Assegure-se de que cumpre os requisitos

Candidatar o seu próprio negócio sem cumprir os critérios de adesão é, simultaneamente, uma perda de tempo e de esforço. Por isso, dedique especial atenção a garantir que o seu próprio negócio obedece a todos os requisitos do Estatuto PME Líder:

– Comprovativo de que é uma PME (através da Certificação PME online);

– Três exercícios de atividade completos (e contas fechadas do último ano);

– Situação regularizada com Finanças, Segurança Social, IAPMEI e Turismo de Portugal;

– Confirmação de que segue uma estratégia de crescimento;

– ‘Rating’ de risco atribuído pelo Banco protocolado que propõe a candidatura;

– Elevados níveis de desempenho e de solidez financeira.

O empreendedor deve consultar, no website do IAPMEI, mais pormenores sobre os indicadores económico-financeiros exigidos para as empresas que detêm atualmente o Estatuto PME Líder, assim como os critérios específicos para entidades do sector do Turismo.

Contacte um dos bancos parceiros

Para começar o processo de candidatura PME Líder do seu negócio próprio, o empreendedor deverá manifestar interesse na obtenção do estatuto junto de um dos bancos associados ao programa. Depois de efetuar uma análise do perfil de risco do seu próprio negócio, será o banco a formalizar a proposta de candidatura ao IAPMEI para obtenção do Estatuto PME Líder.

Confirme os dados submetidos

Ao longo de todo o processo, o IAPMEI e o Turismo de Portugal podem solicitar documentação adicional ao seu próprio negócio, para confirmação dos dados. Estes pedidos são feitos via banco protocolado.

Entre outros documentos, poderão ser requeridas demonstrações financeiras; atas de Assembleia Geral que comprovem a aprovação de contas anual; ou relatórios únicos sobre os trabalhadores do seu próprio negócio. Se não aceder aos pedidos de documentação adicional, a sua candidatura PME Líder pode ser rejeitada, por isso, fique atento.

Aguarde a resposta final à candidatura PME Líder

Depois de encaminhados os dados do seu próprio negócio pelo banco, o IAPMEI e o Turismo de Portugal decidem a aprovação ou rejeição da candidatura. Caso seja aprovada, a atribuição do Estatuto PME Líder será comunicada diretamente ao seu próprio negócio, com conhecimento do banco. Em caso de rejeição, a informação é prestada ao banco, que depois informará a empresa, assim como as razões que levaram a essa decisão. Por norma, a listagem final de empresas com Estatuto PME Líder é conhecida entre o final de dezembro e o início de janeiro.

Ser PME Líder dá vantagens

Além do reconhecimento de qualidade, o Estatuto PME Líder dá vantagens concretas às empresas abrangidas. As entidades PME Líder têm acesso, por exemplo, a melhores condições em produtos financeiros e a linhas especiais de financiamento.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*