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Abri uma franquia, mas não tenho clientes. E agora?

Investir no sistema de franchising para criar o próprio emprego é uma maneira fácil e menos arriscada de se tornar empreendedor. Com custos de investimento inicial que podem variar bastante, é possível ter o seu próprio negócio, sob a alçada de uma marca com sucesso comprovado no mercado.

Aliás, um dos motivos pelos quais o franchising tem tido tanto sucesso é precisamente esse. Os empreendedores acham que se investirem neste modelo de negócio, as chances de prosperarem são bastante altas. E têm razão. No entanto, também existem situações em que não é bem assim. A abertura de franquias também pode envolver eventuais complicações capazes de diminuir os lucros e causar insatisfação. Uma dessas situações é quando não aparecem clientes.

O que fazer nesta situação? Como atrair clientes para a minha franquia?

A resposta é Marketing Local. Sim porque nem sempre abrir uma franquia e seguir todos os passos necessários é suficiente para atrair clientes. Por vezes, é fundamental investir numa estratégia de marketing que ajude a destacar o seu próprio negócio na região em que atua, ganhando relevância na comunidade onde está inserido.

As ações de marketing local têm como objetivo atrair clientes graças à execução de estratégias online e off-line. Ou seja, o marketing local ajuda uma franquia a ser encontrada nos sites de busca e também a ser uma referência para as pessoas que transitam pela rua onde está localizada.

Mas como investir em marketing local? Entregando panfletos?

Não só. Existem algumas estratégias que o empreendedor deve colocar em prática se quer ver a sua franquia atrair clientes. Descubra algumas:

  1. Envolva o seu próprio negócio com a comunidade local

A sua franquia deve ser conhecida na região, pois a publicidade boca-a-boca é uma forma gratuita de marketing bastante eficiente. As probabilidades de os clientes receberem indicações de moradores ou negócios locais serão muito maiores. Sendo assim, o empreendedor deve investir na criação de uma relação com a comunidade.

  1. Marque presença na web

De certeza que já recorreu ao Google quando pretende comprar algo e não sabe onde ir. Pois é. A maior parte dos consumidores faz exatamente a mesma coisa. Por isso, construir uma presença forte na web é fundamental para que a sua franquia seja encontrada quando os clientes procurarem indicação de negócios próximos a eles.

Para isso, pode criar um perfil no Google Meu Negócio ou um anúncio no Google, direcionado para os clientes que estão a determinado raio de distância da sua franquia. Complementarmente, também pode criar uma página da sua franquia nas redes sociais.

Quando uma página no Facebook tem bastante avaliações e interações com os seguidores, há mais chances de ela aparecer nos resultados das buscas no Google, por exemplo. Por isso, é importante que o empreendedor crie uma comunidade online forte, com bastantes avaliações de clientes, de forma a fortalecer a sua marca e passar credibilidade ao seu próprio negócio.

Além destas, existem outras ações de marketing local que o empreendedor facilmente pode colocar em prática. Troca de vouchers promocionais com outras lojas, formação de parcerias, divulgação em meios de comunicação local e eventos no próprio local, são apenas alguns exemplos.

Independentemente da rede de franchising da qual faça parte, o master franqueado fornece suporte na gestão do negócio, mas a divulgação local é da sua responsabilidade, por isso, não pode descurar a importância do marketing local para o sucesso da sua franquia!

 

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