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A importância do networking para um empreendedor

Hoje em dia, possuir uma boa rede de contactos é fundamental para qualquer empreendedor. No entanto, isso não chega. Para criar e desenvolver uma boa rede de contactos profissionais, não basta segui-los no Facebook ou LinkedIn.

Para criar uma relação produtiva com a sua rede de contactos, é preciso que o empreendedor se preocupe em focar a sua atenção em pessoas em quem vê potencial de relacionamento futuro, seja um fornecedor, um parceiro de negócios, um sócio ou ate mesmo um funcionário.

E isso é que o networking. No fundo, o networking é uma ferramenta de marketing de baixíssimo custo e muito eficaz que permite que o empreendedor desenvolva oportunidades de negócios.

Por isso é que os empreendedores e empresários mais bem-sucedidos são aqueles que têm boas habilidades interpessoais. O networking revela-se fundamental para o crescimento do seu próprio negócio, assumindo-se mesmo como uma ferramenta que permite a construção de amizades motivadas por interesses mútuos.

Ao cultivar novas relações, o empreendedor e o seu próprio negócio vão agregando valor, ampliando, cada vez mais, a sua rede de contatos, conforme vão causando boas impressões e são referenciados. Com um pouco de prática, o seu capital social torna-se cada vez mais valioso, expandindo a capacidade que o empreendedor tem de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais.

O networking assume-se assim como um elemento central para o crescimento profissional na medida em que amplia o círculo de contactos do empreendedor e faz uma adição de pessoas que trazem algo de novo e de produtivo.

O networking aprimora as habilidades do empreendedor, tornando-o extremamente capaz de realizar tarefas difíceis que carecem de um elevado nível de expertise. Quanto maior a rede, mais habilidades o empreendedor desenvolverá.

Por isso, o que o empreendedor deverá fazer é investir no desenvolvimento da sua rede de contactos e para o auxiliar nesse processo existem dicas de networking que facilmente pode pôr em prática.

Resumindo, se o empreendedor quiser crescer profissionalmente e garantir o desenvolvimento de negócios de sucesso, então o networking é a chave para isso e o empreendedor deve usá-lo usá-la para atingir as metas estabelecidas.

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