9 Dicas para tornar a sua empresa amiga do ambiente
A mudança sustentável é possível. Quer através das nossas atitudes individuais, transformando as nossas rotinas e adotando soluções mais ecológicas, quer através de mudanças coletivas.
Cabe aos grandes, médios e pequenos negócios próprios, darem os primeiros passos nesta mudança, de forma a dar o exemplo. Acontece que muitas deles acabam por não conseguir encontrar assim tão facilmente as soluções que procuram. No entanto, a competitividade dos negócios próprios, nos mais diversos sectores, é cada vez mais determinada pela sua eficiência energética e hábitos de consumo ecológicos, que permitem uma maior eficácia e uma maior rentabilidade.
Além disso, para além da crescente preocupação em proteger o meio ambiente por parte dos negócios próprios, os próprios consumidores começam também a dar importância a estas questões. Além de valorizarem a qualidade dos produtos e serviços, os clientes preferem empresas que respeitem o planeta e que assumam esse compromisso através da sua marca e do seu modelo de negócio.
Pequenas ações são capazes de transformar a pegada do seu negócio de sucesso e aumentar a sua competitividade.
O artigo de hoje mostra-lhe 9 dicas para tornar o seu próprio negócio mais ecológico. Descubra quais são:
- O empreendedor pode comprar móveis e demais materiais de escritório que sigam uma linha sustentável. Hoje em dia o mercado já oferece diversas opções de móveis fabricados a partir de materiais reciclados, e madeiras certificadas que causam menos impacto ambiental.
- O empreendedor pode contribuir com a neutralização das emissões de carbono no meio ambiente, por exemplo, ao plantar árvores nos arredores do seu negócio próprio.
- Defina locais de recolha seletiva de lixo no seu próprio negócio.
- Evite uso de copos de plástico. Incentive os funcionários do seu próprio negócio a usarem os seus próprios copos.
- Instale sensores com temporizadores nas torneiras do seu próprio negócio para evitar desperdícios de água.
- O empreendedor deve desligar os aparelhos das tomadas após o final do trabalho.
- O empreendedor deve substituir lâmpadas comuns por lâmpadas de LED.
- O empreendedor deve utilizar material reciclado na criação de todo o conteúdo institucional, como cartões de visitas, portfólio, contratos, etc.
- O empreendedor deve ponderar a viabilidade de utilização alternativa de energia elétrica. Como a energia solar, por exemplo.