Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

9 dicas para se concentrar no caos do open space

A falta de concentração é um dos maiores problemas do mundo dos negócios de sucesso. Quando se trabalha num espaço compartilhado, por vezes, o empreendedor ainda tem mais dificuldade em conseguir focar-se no trabalho. A causa é o excesso de distrações: pessoas a falarem, o telefone a tocar, chega um e-mail, aparece uma notificação no Facebook, o WhatsApp apita.

Os escritórios em ambiente de open space nem sempre são o local ideal para o empreendedor que precisa da calma e do silêncio necessários à concentração total. No entanto, o tempo dos gabinetes e dos escritórios divididos em cubículos, onde a privacidade e o individualismo reinavam, já faz parte da história antiga do mundo dos negócios de sucesso.

Na era da economia da partilha de informação, o open space chegou para ficar, com as suas longas filas de secretárias e mesas de trabalho partilhadas, as suas sessões de brainstorming de equipa e equipamentos interativos, todos a incentivarem à colaboração e comunicação constantes.

Deixamos, por isso, 9 dicas para que o empreendedor possa contornar o problema, evitando as distrações e sendo mais produtivo.

  1. Seja organizado

A organização é extremamente importante para que o empreendedor não se perca no meio do caos em que uma mesa pode se transformar. Quanto mais desorganizado é o espaço de trabalho do empreendedor, maior será a dificuldade de concentração.

  1. Leve o seu problema a dar uma volta

Vários estudos têm demonstrado que apenas alguns minutos de caminhada ajudam o empreendedor a melhorar a concentração e a atividade mental. Bastam cinco minutos a andar para o empreendedor se sentir mais focado quando voltar à secretária. A estratégia é especialmente eficaz quando o empreendedor lida com tarefas que implicam a resolução de problemas.

  1. Descanse

A falta de sono traz vários problemas de saúde ao empreendedor. O primeiro a aparecer é a perda da concentração. A solução para esse problema é simples: o empreendedor deve dormir o suficiente para se conseguir manter focado.

  1. Isole-se acusticamente

O empreendedor deve usar no seu próprio negócio, sempre que possível, uma velha tática que costuma funcionar: pôr os auscultadores e uma playlist ou álbum que lhe dê energia ou ajude à concentração. Se a música não o deixa de todo concentrar-se, deve apostar num bom par de protetores auriculares, como usam os operários fabris ou de construção.

  1. Pense positivo

Empreendedores pessimistas ficam desmotivados mais facilmente. E sem muita vontade de trabalhar no seu próprio negócio, a alternativa é fazer qualquer coisa para se distrair. O ideal é desassociar as tarefas do que o aflige.

  1. Encoraje a criação de áreas de trabalho mais privadas

O empreendedor não precisa criar mais gabinetes fechados no escritório (embora não seja má ideia deixar pelo menos uma sala livre para os colaboradores do seu próprio negócio usarem alternadamente em fases que requerem total concentração). Existem alternativas para o empreendedor conceber pequenos espaços mais reservados, criando uma pequena área de biblioteca delimitada por estantes, por exemplo, ou apostando em módulos móveis para a criação de um espaço mais íntimo e que isole uma boa parte do barulho de fundo.

  1. Fuja das redes sociais

O ambiente de trabalho num open space está repleto de “ladrões da produtividade”. O maior deles são as redes sociais. No entanto, os e-mails e até o telefone podem ser prejudiciais para o empreendedor. Sempre que recebe um novo e-mail, aparece uma janela na tela do computador. Nesse momento, o empreendedor para o que está a fazer para ver a mensagem que pode nem ser assim tão importante. Por isso, basta ir à conta de e-mail de duas a três vezes por dia.

Quanto ao telefone, o empreendedor pode desliga-lo em casos em que a concentração é realmente necessária e retornar ligações importantes depois.

  1. Use sinais de “não incomodar”

Se o empreendedor não quer mesmo ser interrompido, há que ser o mais assertivo e claro possível. O empreendedor pode usar um cartão ou sinal em cores fortes com a frase “não incomodar” escrita (tal como se encontra à porta dos quartos de hotel) e coloque-o num local bem visível da sua secretária ou espaço de trabalho.

  1. Uma coisa de cada vez

Se o empreendedor tem várias coisas para fazer durante o dia, mas não sabe por onde começar, ou interrompe um trabalho a meio para dar atenção a outro projeto, o ideal é parar um pouco e fazer uma tarefa de cada vez e só se dedicar a outro assunto quando terminar o primeiro.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*