Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

UNU

Franchising em Imobiliária

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

7 maneiras do empreendedor desenvolver uma mentalidade orientada para o sucesso

Pesquisas revelam que a maior parte dos empreendedores que estão a começar ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade de negócio.

Identificar uma oportunidade é uma característica própria dos empreendedores, no entanto, uma mentalidade empresarial é muito mais do que isso. A mentalidade empresarial é construída ao longo do tempo, ninguém nasce com ela, portanto, é possível para qualquer pessoa pensar de forma empreendedora, o que é vital no mundo dos negócios de sucesso.

Empreendedores que não têm autoconfiança ou que têm uma mentalidade pessimista geralmente falham. É difícil motivar as pessoas a investir dinheiro numa nova ideia de negócio ou trabalhar numa empresa em que o empreendedor por trás dela não transmite confiança.

Mas ter uma mentalidade empreendedora não é apenas útil para aqueles que estão a lançar uma nova ideia de negócio. Ela pode ajudar qualquer um a tomar decisões mais inteligentes que resultem em melhores resultados pessoais ou de negócios.

Existem 7 características e estratégias que podem ajudá-lo a desenvolver uma mentalidade empreendedora:

  1. O Autoconhecimento

É o autoconhecimento que nos permite identificar os maiores e os menores desafios na nossa personalidade, ou seja, os nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos.

Saber, com clareza, quais são as nossas competências, os nossos comportamentos e as nossas habilidades vai fazer toda diferença nos resultados que queremos obter.

Estes três componentes da personalidade são, na vida de um empreendedor, fundamentais para a concretização de negócio de sucesso.

  1. Coloque-se em situações novas e desafiadoras

Só ganhamos confiança ao superar desafios, quando não conseguimos nos colocar em situações desafiadoras, porque pressupomos que o resultado não será positivo, não somos capazes de crescer.

Por isso, todos os empreendedores devem desenvolver uma lista de desafios emocionantes que pretendem superar. Ela tanto pode incluir a visita a uma cidade estrangeira, como a inscrição num curso de negócios que seja desafiador.

Seja qual for o desafio que selecionar, tenha a certeza de que é algo que lhe interessa. Caso contrário, pode ser difícil manter o foco ao longo do caminho.

  1. Ter foco em resultados

A grande maioria dos empreendedores, principalmente no início da criação do próprio negócio, envolvidos nas atividades iniciais que visam colocar a empresa a funcionar, esquecem-se de fazer um planeamento estratégico e ficam sobrecarregados com as tarefas do dia a dia.

Todo os negócios de sucesso precisam que exista o foco no desenvolvimento de atividades voltadas para resultados que trazem lucros, e para isso é necessário um planeamento.

Um planejamento de longo, médio e curto prazo possibilita que todos se possam focar nos resultados estabelecidos, uma vez que a direção do negócio está determinada.

Não saber para onde o negócio vai, significa que qualquer lugar serve e uma mentalidade empresarial voltada para a alta performance não se contenta com qualquer lugar.

  1. Habilidade de Execução e de Comunicação

Nenhuma empresa pode existir sem uma boa equipa. Todo o planeaamento necessita de alguém que o execute e que o faça com eficiência. E é aí que entra uma equipe de alta performance, levando os negócios de sucesso a atingirem as metas estabelecidas.

O empreendedor com uma mentalidade empresarial precisa saber como executar o planeamento e, para isso, deve saber comunicar quando estiver reunido com a sua equipa. Possuir as técnicas de comunicação certas é essencial como empreendedor.

Todo os negócios de sucesso necessitam de processos bem executados e, para isso, é preciso que todos na empresa sejam envolvidos e saibam para onde o negócio os levará e a melhor forma de fazer isso é por meio de reuniões produtivas.

Estas reuniões podem ser semanais, quinzenais ou mensais dependendo da característica de cada empresa, mas precisam ser feitas.

Além destas reuniões serem fundamentais para o crescimento dos negócios de sucesso, ainda possibilitam o crescimento pessoal de cada membro da equipa, possibilitando que todos, líder e liderados, desenvolvam as suas habilidades de execução e comunicação.

  1. O Empreendedor e o Gestor

Os empreendedores são aqueles que vêm uma oportunidade e vão em frente. Estão dispostos a correr riscos, quaisquer que sejam e isto porque compreendem que é preciso tempo para que os resultados apareçam e que também é necessário superar desafios.

Os empreendedores têm a capacidade de se apaixonar pelas oportunidades e são movidos por uma intuição, que é própria de uma mentalidade empresarial de sucesso.

Eles são flexíveis, adaptam-se às mudanças e resistem com muita determinação às adversidades.

Os gestores são aqueles que são muito bons em planear, uma vez que são pessoas muito focadas naquilo que fazem, não se dispersam com facilidade e por isso são muito bons no acompanhamento de atividades.

Além disso, também são capazes de tomar decisões muito rapidamente, principalmente quando estas decisões estão relacionadas com a execução dos planeamentos.

Todos os negócios de sucesso precisam de pessoas que tenham estas características para que tenham uma alta performance e, consequentemente, grandes resultados. É preciso que os empreendedores e os gestores de equipas estejam sintonizados e com objetivos comuns.

  1. O líder engajador

Um líder engajador é aquele que tem a capacidade de reunir, guiar, orientar e recompensar pessoas em torno de um objetivo comum. Ele sabe fazer reuniões bem estruturadas que trazem resultados, sabe orientar e guiar aqueles que têm alguma dificuldade, mostrando o caminho e possibilitando que os membros da equipa se possam desenvolver.

O líder engajador é aquele que conquista a sua equipa e é admirado! Ele é o exemplo, é nele que a equipa se inspira.

O líder engajador é aquele que exige pontualidade e é pontual, exige dedicação e é dedicado, exige compromisso e se mostra comprometido, o que pede para ser feito é o que ele faz também.

  1. Disciplinado

O empreendedor que não se dispõe a ser disciplinado vai transmitir para sua a equipa um modelo que, com certeza, não ajudará na concretização de negócios de sucesso.

Uma mentalidade empresarial deve saber estabelecer os regulamentos necessários para disciplinar todos os envolvidos, a começar pelo proprietário, gestor, gerente, dirigente…

  1. Assertivo

Uma mentalidade assertiva possibilita que as tomadas de decisão sejam claras, ou seja, saber dizer não, quando deve negar e saber dizer sim, quando permitir é possível.

Quando um empreendedor defende as suas ideias com energia e respeita a opinião dos liderados, demonstra ser uma pessoa proativa e que assume suas posições, mas isto não significa estar certo ou errado, apenas que tem suas convicções e as defende.

Desenvolver esta característica, e procurar ensiná-la para a sua equipa, faz do empreendedor uma pessoa cada vez mais admirada e, com isto, as metas e os objetivos serão mais fáceis de serem atingidos.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*