7 dicas para uma estratégia de gestão Low Cost

Num era como a que vivemos atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, todos os negócios próprios, necessitam de adotar novas estratégias de gestão, no sentido de saber lidar com as adversidades, mudanças e novas tendências que vão encontrando.
No fundo, a gestão estratégica nas empresas visa a tomada de decisões de forma correta, orientando as ações dos negócios próprios ao longo do tempo. Para que sejam efetivas e tenham resultado, elas devem ser planeadas, implementadas e mensuradas.
Um dos principais objetivos desta estratégia de gestão é a redução de custos na empresa, na medida em que existem serviços que são indispensáveis ao bom funcionamento das organizações, no entanto acarretam custos bastantes elevados.
Se é empreendedor e pretende melhorar o equilíbrio financeiro do seu próprio negócio siga as dicas que lhe mostramos hoje. São apenas 7, mas se as implementar rapidamente verá resultados!
- Benefícios fiscais
O primeiro passo de uma estratégia de gestão low cost visa avaliar os benefícios fiscais aplicáveis ao seu próprio negócio. A legislação fiscal prevê alguns benefícios que podem traduzir-se em poupança significativa. Por isso, o empreendedor deve realizar um diagnóstico regular e eficiente e aproveitar, por exemplo, os incentivos à contratação de jovens ou desempregados.
- Retenha os seus colaboradores
Outra estratégia de gestão bastante eficiente visa o investimento em Programas de Retenção de Colaboradores, na medida em que este é um dos principais desafios dos negócios próprios. No entanto, compensa bastante, pois a retenção de um colaborador custa menos do que a contratação de um novo. Para isso, o empreendedor deve construir um diferencial competitivo e criar um ambiente que incentive o colaborador a manter-se na empresa.
- Informática Low Cost
Hoje em dia é quase impossível um negócio próprio funcionar sem computadores e respetivos programas de ‘software’, sejam eles sistemas operativos, ‘browsers’, editores de texto ou de imagem. Para uma gestão eficiente nesta área, é crucial que o empreendedor não faça um investimento elevado em licenças de utilização, de forma a ver reduzidos os custos. Softwares open source (de uso livre) estão disponíveis de forma gratuita na internet e assumir-se como uma boa opção. Um dos mais conhecidos é o Open Office, que inclui um editor de texto e também um editor de dados numéricos, entre outras ferramentas ligadas à produtividade. Para a gestão da caixa de e-mail, existe o programa Thunderbird, desenvolvido pela Mozzilla, e ao nível dos sistemas operativos de uso livre destaca-se o Ubuntu, utilizado pela polícia nacional francesa, que já conseguiu poupar milhares de euros com a migração para este sistema operativo.
- Poupe nos custos de segurança e saúde dos trabalhadores
Todos os negócios próprios devem zelar pela segurança e saúde do trabalhador. No entanto, para isso, não é necessários gastar balúrdios. O empreendedor deve negociar com os seguros de saúde e segurança no trabalho. Se o seu próprio negócio não tiver nenhum registo de acidentes de trabalho num determinado período de tempo, tem mais possibilidade de negociar a redução do prémio anual com a companhia de seguros.
- Marketing Low Cost
Sim é possível. Para implementar uma estratégia de marketing low cost, é importante que o empreendedor defina um bom plano de marketing para os próximos três a cinco anos. Criar parcerias estratégicas, comunicar através de email-marketing e marcar presença nas redes sociais são alguns exemplos de estratégias que acarretam custos bastante reduzidos. No entanto, apesar das redes sociais serem meios gratuitos de comunicação, é importante investir numa gestão profissional de redes sociais. Para uma poupança de custos nesta área, conheça as ferramentas gratuitas para gestão de redes sociais que existem no mercado.
- Seja flexível com a estrutura de custos
Quanto mais flexível for a estrutura de custos, mais sustentável é o seu próprio negócio. Não percebeu? É simples, contrate apenas os colaboradores essenciais para o correto funcionamento do seu próprio negócio. Para todas as outras áreas, deve recorrer a ‘outsourcing’.
- Aprender a poupar
Tal como nas habitações, também os negócios próprios pagam faturas pesadas de eletricidade. Por isso, o empreendedor deve apostar no uso de lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes, equipamentos com uma elevada eficiência energética, desligar os carregadores de telemóveis, computadores portáteis e ‘tablets’, optar por estores que permitam manter uma temperatura amena e evitar custos excessivos com ar condicionado ou aquecedores. Outra poupança que pode ser feita tem a ver com deslocações. No entanto, tal como lhe mostramos anteriormente existem formas de reduzir os custos com viagens de negócios.