5 razões para os seus clientes deixarem de o seguir no Facebook
Para o seu negócio próprio, tão relevante como ter mais seguidores é não perder os que já existem. A página do seu próprio negócio no Facebook é uma ferramenta poderosa de marketing e, como tal, necessita de atenção, atualização e um olhar estratégico.
A escolha da melhor estratégia vai depender do posicionamento e dos recursos disponíveis do seu próprio negócio. No entanto, poucos empreendedores se preocupam com isso. Já se sabe que em qualquer negócio próprio é mais caro conquistar um novo cliente do que manter os que já se tem. Mas nas redes sociais é deveras importante manter os seguidores que um dia já se interessaram pela sua marca e pelo seu próprio negócio. Mesmo que essas pessoas não sejam clientes hoje, podem ser no futuro.
Por isso, descubra 5 razões que podem fazer um negócio próprio perder seguidores no Facebook:
- Postar conteúdos ofensivos
As marcas e os negócios de sucesso constituem verdadeiros exemplos para a sociedade. E na atualidade, felizmente, as pessoas toleram cada vez menos conteúdos racistas, ofensivos e discriminatórios. Por vezes, se o seu próprio negócio passar uma mensagem que vá contra estes valores, mesmo que a intenção não tenha sido essa, pode acabar por perder seguidores.
O seu próprio negócio deve publicar conteúdos que criem empatia, conhecendo a fundo a realidade. Todo o conteúdo deve ser revisto antes de ser postado, com um olhar crítico e apurado, sendo esta uma prática simples e que garante uma página inclusiva e com seguidores fiéis.
- Falar apenas sobre o seu negócio próprio
A abordagem do seu negócio próprio, ao falarem de si nas redes sociais, deve ser subtil e moderada e não com o intuito claro de vender um serviço ou um produto.
O seu próprio negócio deve criar linhas de posts com categorias, por exemplo: “dicas”, “informação” e “institucional (promoções, produtos e empresa)”. Além disso, o seu próprio negócio deve ter um cronograma que contemple quantidades iguais de conteúdo sobre cada uma delas.
- Deixar a página desatualizada
Embora o seu próprio negócio possa passar por fases de baixa frequência, parar completamente de publicar conteúdo certamente irá prejudicá-lo. Se a página do seu negócio próprio não cria uma relação com os usuários ou fica sem publicar posts por um longo período de tempo, a determinada altura os seguidores do seu próprio negócio irão pensar que estão a seguir uma conta abandonada.
Isso pode trazer alguns unfollows. Redes sociais são ferramentas vivas: o empreendedor deve atualizar sempre as informações contidas nelas e postar conteúdos relevantes regularmente.
- Não criar conteúdos próprios
Se uma pessoa segue um determinado negócio próprio, é o conteúdo dele que espera receber, e não partilhas e réplicas de matérias de outros portais.
Criar conteúdo próprio demanda tempo e energia, mas vale a pena. O seu próprio negócio não irá ganhar e fidelizar seguidores no Facebook, como também se irá tornar um exemplo na sua área de atuação, criando uma personalidade forte e única.
- Não responder as interações
Todas as interações na página do seu próprio negócio devem ser respondidas com prontidão e respeito, independentemente de o comentário ser positivo, negativo, se é uma pergunta ou apenas uma colocação.
O seu próprio negócio deve encarar a página do Facebook como um serviço de atendimento ao cliente, tão importante quanto qualquer outro.
Se o seu próprio negócio perder seguidores no Facebook, vai desperdiçar todo o trabalho feito para conquistá-los.
Seguir as recomendações citadas acima irão permitir que o seu próprio negócio consiga economizar tempo, dinheiro e ainda prevenir-se contra crises de imagem.