5 pessoas a ter na sua lista de contactos
Para ser empreendedor e criar o próprio negócio não basta ter uma boa ideia de negócio. Para além de ser necessário conhecer bem o mercado, é preciso saber de que forma é que o novo negócio criará valor ao iniciar a sua atividade e lançar os seus produtos ou serviços.
Além destas, existem outras caraterísticas que um empreendedor deve ter, de forma a ter a capacidade para estar à altura dos desafios que surgem no seu dia a dia. Uma delas é possuir uma boa rede de contactos.
Um empreendedor deve conhecer pessoas importantes e que sejam influenciadores dentro da sua área de atividade. Isso é essencial no desenvolvimento de novas parcerias, na identificação de novas oportunidades de negócio, na contratação de novos colaboradores para o seu próprio negócio ou mesmo quando o empreendedor necessita de ter acesso a uma pessoa ou cargo em específico em determinada empresa.
No entanto, muito mais importante do que a quantidade, é a qualidade dos contactos que o empreendedor possui na sua lista telefónica. O perfil dessas pessoas irá ditar a quem poderá recorrer em diferentes momentos da sua carreira e que terão impacto no seu sucesso.
O artigo de hoje mostra 5 pessoas que o empreendedor deve ter na sua lista de contactos:
- Antigos chefes
Nas questões decisivas para o futuro do seu próprio negócio, o empreendedor pode procurar a ajuda de antigos chefes que, por algum motivo, sejam uma inspiração para si. Ele poderá guiá-lo e dar-lhe as orientações necessárias de forma prática e concreta.
- A sua inspiração
Normalmente, os empreendedores têm sempre um mentor, alguém que os inspira. Por isso, o ideal será tê-lo na sua lista de contactos, de forma a ligar-lhe em caso de dúvidas sobre o seu próprio negócio. O mentor pode ajudar o empreendedor a ver o contexto geral, a alinhar as ideias, a contratar pessoas para o seu próprio negócio, a tomar decisões, a reconstruir a confiança.
- O investigador
O empreendedor deve estar sempre um passo à frente no que concerne à inovação, investigação e desenvolvimento. Só assim vai conseguir destacar o seu próprio negócio da concorrência. A melhor forma de o fazer é manter uma boa relação pessoal e profissional com pessoas que se encontrem atualizadas e a par das últimas novidades da sua indústria ou ramo de atividade, e que impedem o empreendedor de se manter estagnado no mesmo patamar, sem evoluir.
- O contabilista
O empreendedor deve ter alguém a seu lado que seja financeiramente inteligente, que crie um impacto positivo nas finanças do seu próprio negócio e seja capaz de o aconselhar quando for necessário. Por isso, o empreendedor deve ter na sua lista de contactos o contabilista, ou alguém que tenha maiores e melhores conhecimentos financeiros do que os seus, e também que seja um bom exemplo em termos de boas práticas financeiras.
- O concorrente
A sabedoria popular diz que devemos manter os amigos perto, e os inimigos ainda mais perto. E a verdade é que não poderia estar mais certa. A concorrência é saudável e ajuda a revelar as capacidades do empreendedor. Além disso, se tiver uma boa relação com a concorrência, poderá ter acesso a informação importante sobre as suas atividades e assim ajustar o seu próprio negócio de forma mais assertiva.