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5 Formas para validar novas ideias de negócio

Todos os empreendedores procuram criar novas ideias de negócio, principalmente que se transformem em negócios de sucesso. Mas qual será a melhor forma de garantir que estas novas ideias são realmente oportunidades de negócio?

Tendo esta questão como ponto de partida, elaborámos uma lista de ferramentas que podem ajudá-lo a avaliar as suas ideias de negócio antes de avançar para a prática. Verifique as que são mais apropriadas para si.

  1. Funil de ideias

Para abrir um negócio próprio ou começar um novo projeto é necessário perceber o que se pretende, chegar a uma ideia inovadora ou a uma oportunidade de negócio de sucesso.

O funil de ideias é uma ferramenta que funciona muito bem para novas ideias de negócio. Como? Esta ferramenta vai ajudá-lo a testar se a sua ideia é realmente inovadora, uma vez que ela permite-nos ver a perspetiva do empreendedor e a visão do mercado.

Ideal para:

  • Gerar ideias para iniciar um negócio próprio;
  • Quem quer iniciar um negócio próprio, mas não sabe onde investir;
  1. Creative Thinking

Sabemos que inovação é fundamental para o crescimento das empresas, mas nem sempre os empreendedores estão aptos a inovar. A criatividade tem que ser estimulada constantemente, só assim poderão surgir novas ideias de negócio.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a estimular o pensamento criativo, como é o caso do scamper. Esta ferramenta pode ajudar o empreendedor em sessões de brainstorming ou para guiar e organizar o seu próprio pensamento criativo de forma a poder alcançar um resultado mais produtivo.

  1. Mapa Mental

O mapa mental é uma ferramenta antiga, mas capaz de produzir muitos resultados. Para empreendedores, ela pode ser mesmo essencial, uma vez que é uma mais valia na gestão estratégica de uma empresa ou negócio próprio.  Os mapas mentais ajudam a representar a realidade com o máximo de detalhes possíveis, ilustrando conceitos ideias e ajudando a que estas fiquem cada vez mais claras, saindo da mente do empreendedor para o papel.

  1. Business Model Canvas

Por muito que ache a sua ideia de negócio fenomenal, este é um passo fundamental para perceber se é ou não uma ideia viável no mercado. Não basta apenas mostrar o quanto a sua ideia é inovadora e criativa, para vingar ela precisa de ser encaixada num modelo de negócio.

Planifique o seu modelo de negócio de forma simples e integrada.

  1. Questões obrigatórias

O que oferece o seu produto ao serviço ao mercado? Porque os consumidores devem comprar o seu produto? A que necessidade o meu produto/serviço responde? Antes de colocar uma ideia de negócio no mercado é essencial que tenha as respostas a estas questões, elas são a premissa para construir negócios sólidos.

Ideal para:

  • Entender o meu consumidor;
  • Identificar concorrentes;
  • Colocar ideias em prática
Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
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