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5 Estratégias para supervisionar a sua concorrência

No mundo dos negócios de sucesso, existem estratégias que ajudam os empreendedores que arriscaram na criação do próprio negócio a perceber a evolução das empresas concorrentes.

E caso não saiba, essa perceção é fundamental pois permite que o empreendedor faça uma análise do desempenho e da atividade dos negócios próprios da sua concorrência, permitindo-lhe avaliar e descobrir oportunidades de negócio e detetar eventuais erros de funcionamento do mesmo.

A boa notícia é que algumas dessas ferramentas são gratuitas, públicas e acessíveis aos empreendedores que tenham alguns conhecimentos básicos de comunicação digital. O artigo de hoje reúne 5 estratégias que poderá usar a favor do seu próprio negócio, ajudando-o a melhorar a eficiência das suas plataformas online.

  1. Analisar a velocidade

Em primeiro lugar, o empreendedor deve comparar a rapidez do site do seu próprio negócio com as páginas dos seus concorrentes. Para isso, o empreendedor pode utilizar o Google PageSpeed Insights.

Esta página analisa o conteúdo da página e dá sugestões de melhoramento. Além disso, permite também ter acesso às características mais importantes na experiência do utilizador. A sua página e a dos seus concorrentes são avaliadas numa escala de 0 a 100, sendo que uma avaliação superior a 85 significa que a sua página tem um bom desempenho.

  1. Comparar o tráfego do site

O empreendedor pode ainda obter dados gerais de determinado site, usando a ferramenta Alexa. Este site dá a oportunidade ao empreendedor de fazer a comparação de tráfego entre websites e saber quais são os websites mais populares por país. Tem algumas funcionalidades pagas, mas as que são gratuitas conseguem fornecer dados igualmente importantes para a análise dos negócios próprios concorrentes.

  1. Descobrir as keywords

O empreendedor pode tentar descobrir que palavras-chave a concorrência utiliza para definir e caracterizar o seu conteúdo. Se tiver o Google Chrome instalado, basta ir à opção “personalizar e controlar o Google Chrome”, escolha a opção “Ferramentas” e clique em “Ver fonte”. De seguida, prime as teclas “CTRL+F” e insira a palavra “keyword” ou “tag”. Todas as palavras-chave irão surgir sublinhadas. Com isso, o empreendedor consegue saber o que está a gerar tráfego e vendas.

  1. Acompanhe as plataformas sociais concorrentes

O empreendedor deve acompanhar os conteúdos publicados nos blogs e nas redes sociais da concorrência. Isso irá ajudá-lo a estar a par dos conteúdos mais populares e a ter ideias para os conteúdos do seu próprio negócio. Com isso irá conseguir assegurar-se de que os seus conteúdos são melhores do que os produzidos pelos negócios próprios da concorrência. No Google Alerts pode criar alertas para palavras específicas para ver quem aparece regularmente associado a elas, bem como alertas para as marcas dos seus concorrentes

  1. Conhecer e manter a concorrência debaixo de olho

O Similar Web permite que o empreendedor insira o ‘link’ da página a avaliar na sua página de entrada, adquirindo dados gerais e ficando a conhecer as palavras-chave mais utilizadas para gerar tráfego para o seu website e as páginas mais visitadas. Uma ótima ferramenta para os empreendedores que estão agora a criar o seu próprio negócio e têm alguma dificuldade em identificar a concorrência online. Se pretende construir uma estratégia de marketing digital para o seu próprio negócio, deve considerar esta ferramenta.

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