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5 Erros que Deve Evitar Num Almoço de Negócios

Como empreendedor de sucesso sabe bem como são comuns os almoços de negócios.  Se anteriormente no mundo corporativo o tempo de almoço significava descanso, nos dias hoje isso não é bem verdade. Existem vários fatores para convidar um parceiro ou um cliente almoçar. Alguns empreendedores convidam quando não conseguem encaixar um cliente importante na sua agenda, outros por cortesia ou quando se trata de um novo cliente.  Muitas vezes é na hora de almoço que se fecham os negócios lucrativos e define o futuro das empresas.

Ainda que um almoço de negócios não possa ser comparado a uma reunião de gabinete formal, os empreendedores não devem esquecer que embora mais descontraído ainda estão em ambiente profissional. Para que todo corra na perfeição dizemos-lhe os erros a evitar.

  1. Concentrar-se exclusivamente no prato

É perfeitamente compreensível que esteja com fome, certamente a pessoa que está à sua frente também deve estar. No entanto por mais fácil que seja concentra-se na comida, não faça dela o único elemento da sala. Procure lembrar apenas os negócios e oportunidades que veio partilhar.

  1. Não perguntar sobre assuntos pessoais

Claro que se você é daquele tipo de empreendedores que convidou o cliente para almoçar porque não tinha espaço na agenda, então é certo que tem o tempo contado e pretende ir direto ao assunto. Ainda assim deve controlar essa vontade, lembra-se que construir negócios de sucesso implica construi relações. Antes de ir direto às suas ideias de negócios, não fica mal fazer algumas questões sobre a vida pessoal, isso mostra que você se preocupa.

  1. Não fazer contacto visual

Este é um dos aspetos de quem presta demasiada atenção à comida e não ao cliente em si. Certifique-se que olha diretamente para a pessoa que está a sua frente, mostre-lhe que está interessado naquilo que ela tem para dizer, participe e foque-se.

  1. Ser Controverso

Evite trazer para a mesa temas controversos, como politica, religião e futebol. Pode e deve fazer algumas questões pessoais, mas evite temas que muitas vezes acabam em discussão. Lembre-se que o objetivo do almoço não é discutir crenças e ideologias, mas obter negócios lucrativos.

  1. Monopolizar

Alguns empreendedores são introvertidos e outros monopolizam completamente uma reunião. Independentemente de qual você seja, escolha qual quer ser. Liderar um almoço de negócios é diferente de monopolizar. É tão importante fazer as perguntas certas como saber ouvir as respostas.

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