5 erros comuns na aquisição de uma franquia
Por serem modelos operacionais formatados e testados no mercado, os negócios de franchising apresentam, para grande parte dos empreendedores, bastantes vantagens comparativamente a outros modelos de negócio. Nesse sentido, existem diversos motivos para ter o seu próprio negócio em franchising.
Afinal de contas, o franchising assume-se como uma excelente alternativa para quem se quer tornar empreendedor, exatamente porque possibilita a criação do próprio negócio com um modelo sólido e com algo apoio.
Logo, entre franchising e negócio próprio, a principal diferença é precisamente a segurança que a primeira opção oferece, pois está a investir num modelo de negócio já testado e consolidado.
Contudo, o franchising também apresenta riscos que são inerentes à própria operação. Assim, existe um conjunto de erros que devem ser evitados de forma a mitigar os erros mais na aquisição de uma franquia.
Saiba como preparar-se de seguida:
- Não entender o sistema de franchising
Tal como já referimos, não se iluda e não pense que pode criar o próprio negócio sem correr riscos. E a prova disso é que numa rede de franquias existem unidades que têm bastante sucesso e outras nem tanto.
Para evitar o insucesso, o empreendedor deve entender bem como funciona o sistema de franchising, escolher bem a localização da sua franquia, tentar perceber os hábitos do comércio local, os valores envolvidos no investimento inicial, as despesas que terá que suportar, entre muitos outros parâmetros pois o sucesso da sua franquia irá depender de si, do seu empenho e da sua dedicação pessoal.
- Não conversar com outros franqueados
É importante que o empreendedor que pretenda adquirir uma franquia efetue uma consulta às unidades em funcionamento da rede de franchising, uma vez que estes são os elementos que conhecem melhor o negócio e o dia-a-dia do mesmo, bem como a reação do mercado ao negócio e à marca.
- Não ter capital suficiente
Quando um empreendedor quer iniciar o seu próprio negócio sem ter capital suficiente, está a cometer um grave erro. Para ser franqueado, terá que ter uma almofada financeira que lhe permita implementar devidamente a franquia e esperar que ela se consolide, até começar a dar lucro.
E não pense que a sua franquia irá dar lucros logo no primeiro mês, o que pode não ocorrer. É provável que demore algum tempo para atingir o ponto de equilíbrio. Portanto, é importante que o empreendedor tenha isto em conta quando criar o seu negócio de sucesso.
- Não frequentar a formação
Subestimar a importância da formação da marca é um erro bastante comum. Por vezes os empreendedores faltam, pois têm outras coisas com que se preocupar e acham que a sua presença é desnecessária, enviando por vezes um “representante”.
E infelizmente este é um dos piores erros que o empreendedor pode cometer, pois ninguém pode substitui-lo na formação que é dada.
Fazer com que novos franqueados usem as informações contidas nos manuais, só é possível através de formações que tanto podem ser presenciais como virtuais, por isso, lembre-se de não descurar esta fase inicial tão importante para o seu negócio.
- Pensar que pode alterar o negócio à sua imagem.
O franqueado adere a uma rede de franchising, porque quer criar o próprio negócio. Porém, por vezes surge a vontade de alterar o negócio à sua imagem, o que é uma prática completamente errada. O ideal será seguir aquilo que foi estipulado pelo master franqueado, pois foi ele que criou o conceito, conhecendo-o melhor que ninguém.
Se não estiver preparado para isto, talvez o modelo de franchising não seja o modelo de negócio ideal para si.