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5 Dicas para reduzir a taxa de abandono do carrinho

Um visitante entra no site do seu próprio negócio, navega pelas várias páginas, seleciona alguns produtos, coloca as suas escolhas no carrinho de compras e, de repente, sai! Sem dar conta, ele foi embora sem levar nada.

E o que aconteceu? Um abandono do carrinho. Uma prática bastante frequente no e-commerce, sendo que o abandono do carrinho representa uma lacuna para potenciais conversões. E são vários os motivos que levam à desistência de uma compra online. Porém, a boa notícia é que algumas das razões que levam ao abandono do carrinho podem ser corrigidas.

Se é empreendedor e enfrenta este problema do seu próprio negócio, hoje vai ficar a conhecer 5 dicas para o resolver!

Antes de mais nada, é preciso que o empreendedor perceba quais são os motivos por trás do abandono do carrinho. Esta compreensão permite que se perceba qual a melhor forma de melhorar a experiência dos visitantes e como é que ela pode ser modificada.

No entanto, tenha em mente que algumas pessoas simplesmente nunca vão fazer efetivamente a compra pois nunca tiveram a intenção real de fazê-lo.

5 Dicas para reduzir a taxa de abandono do carrinho:

  1. Facilite o registo

Quanto mais complexo e longo for o processo de registo no site do seu próprio negócio, menores serão as chances do o consumidor concluí-la.

Isto porque a maior parte das compras é feita de forma impulsiva e baseada na emoção. Quanto mais barreiras forem acrescentadas para a conclusão da transação, maiores serão as oportunidades de o cliente repensar a compra.

Por outro lado, ainda existe desconfiança em ceder dados pela internet por parte de alguns consumidores. Mesmo aqueles que já fazem este tipo de transação há algum tempo, costumam ter um certo receio sempre que fazem uma aquisição numa nova loja virtual.

Logo, o registo no site do seu próprio negócio deve ser simples, direto e conter poucas etapas. Uma excelente opção para contornar este problema é utilizar os chamados carrinhos inteligentes, em que o registo pode ser feito por meio de alguma rede social.

  1. Acelere o tempo de carregamento do seu site

A velocidade da página é um dos esforços de otimização mais importantes que os empreendedores devem fazer nos websites do seu próprio negócio. Estudos revelam que os seus clientes fecham a página se ele levar mais de três segundos para carregar.

Mas não se preocupe que não precisa de um novo site. O empreendedor deve apenas trabalhar a velocidade de carregamento do mesmo, se necessário.

  1. Central de atendimento a funcionar

Se o número da central de atendimento que o site do seu próprio negócio disponibiliza não funciona, ou funciona mal, as probabilidades de os visitantes abandonarem a compra é bastante grande. Assim, o empreendedor deve providenciar contatos qualificados via telefone, e-mail ou chat online, de forma a permitir uma fácil comunicação entre ambas as partes.

  1. Otimização para smartphones

Será que seu site funciona tão bem no telemóvel, como no computador desktop? Tendo em conta que, atualmente, grande parte das pessoas faz as compras através do telemóvel, é importante que o empreendedor otimize o site do seu próprio negócio, de forma a poder ser utilizado em dispositivos móveis. Acredite que isto pode ter um impacto direto no seu carrinho de vendas, pois facilita o acesso e a navegação ao visitante.

5. Mostre o resumo do pedido durante a compra

Por último, para mostrar uma maior confiança ao consumidor e mantê-lo sempre atualizado quanto ao seu pedido, é recomendado que o empreendedor crie um resumo do pedido enquanto o cliente efetua a compra. Essa ação permite que ele visualize o que já colocou no carrinho, tendo a opção de acrescentar itens, retirar e alterar conforme tiver necessidade.

Esse acompanhamento gera credibilidade e evita o abandono do carrinho por falta de informações, como o valor de entrega, por exemplo.

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