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5 dicas para criar uma marca

Qualquer empreendedor tem a necessidade de criar uma marca com a qual o seu público alvo se identifique. Uma marca que transmita valores e que se destaque no mercado.

A marca de um negócio próprio possui a capacidade de melhorar a imagem de uma empresa, aumentar as vendas e lançar novos produtos de sucesso.

Por isso, nada melhor do que percebermos como se cria uma marca de sucesso, de forma a melhorar os seus resultados empresariais, certo?

É precisamente isso que lhe vamos mostrar hoje: 5 dicas para criar uma marca!

No entanto, antes de mais nada, convém clarificar que uma marca é a junção de características tangíveis e intangíveis, o conjunto de benefícios, atributos, valores e identidade que representam uma entidade.

Segundo Phlip Kotler, marcas são “nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes”.

E este deve ser o primeiro passo para qualquer empreendedor que deseja ter sucesso no seu próprio negócio: a criação da marca.

O empreendedor deve definir desde logo valores e a identidade do seu próprio negócio para que os seus clientes e consumidores se identifiquem, ou não, com os seus produtos ou serviços.

A criação desse vínculo vai apresentar uma proposta de valor acrescentado e isso é fundamental.

  1. Conheça o mercado

Quando o empreendedor conhece o mercado e define a sua buyer persona, existe uma probabilidade bastante grande de criar uma marca que se conecte com o seu público-alvo. Tentar perceber as lacunas que existem e tente resolver essas falhas de acordo com aquilo que o seu próprio negócio vai oferecer. É preciso criar uma marca que comunique qual o valor que seu o produto ou serviço pode agregar às vidas dos seus clientes.

  1. Associe a sua marca a palavras

Um bom exercício para criar uma marca é olhar para ela como se fosse uma pessoa. Quais as palavras que a descrevem? Que tipo de personalidade ela tem? Um exercício de branding bastante útil é escolher entre 3 e 5 adjetivos que descrevam o tipo de marca com o qual os seus clientes se identificam.

Essas informações podem servir de base para o empreendedor definir o posicionamento da sua marca nos meios de comunicação social, e definir todo o material criativo, tanto visual, como escrito.

  1. Logotipo

Ultrapassado o tópico anterior, é hora de o empreendedor pensar no logotipo. O logotipo é como uma marca se apresenta, sendo uma representação gráfica do nome da marca.

O logotipo é que vai dar personalidade à marca, definindo a mesma de uma forma única e original. Logo, a representação gráfica da marca do seu próprio negócio é importante, pois o consumidor memoriza o que vê muito do que lê ou escuta.

O logotipo é, portanto, como o seu próprio negócio assina a sua marca.

  1. Pense num bom nome

O nome de uma marca precisa ser memorável e de fácil associação. Este é um dos grandes desafios que os empreendedores enfrentam quando criam a marca do seu próprio negócio.

Outra das dificuldades é que o nome tem que estar completamente disponível para uso, seja no domínio de um site oficial, como para a criação de uma campanha nas redes sociais. Por isso, é importante que o empreendedor escolha um nome que permita o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação.

  1. Participe no processo

O briefing da criação da marca do seu próprio negócio precisa ter a participação direta do empreendedor. Jamais entregue ao designer a tarefa. Para que o resultado seja um sucesso, é necessário estar familiarizado com os valores intrínsecos ao negócio.

Por outro lado, o empreendedor deve apostar em profissionais competentes, porque o processo de criação uma marca envolve nuances que estão muito mais relacionadas à perceção artística e de branding do criador do que às habilidades técnicas.

Tenha cuidado para criar algo original e não se inspire logos de terceiros!

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