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5 Dicas para captar clientes

Um dos elementos de maior importância no negócio próprio de qualquer empreendedor de sucesso é a sua base de clientes. Empreendedores que põem os seus clientes em primeiro lugar garantem um núcleo de porta-vozes da marca e possíveis catalisadores de novas vendas.

Mais do que focar-se no produto em si que pretende transacionar, um empreendedor de sucesso, ao explorar uma oportunidade de negócio, deve focar-se nos possíveis fatores diferenciadores do seu negócio próprio, que tragam o máximo de valor acrescentado aos seus clientes.

Desta forma, torna-se necessária a elaboração de uma estratégia capaz de criar um vínculo afetivo entre a marca e o cliente. Descubra alguns pontos para que essa estratégia seja efetiva:

1. Privilegie o atendimento ao cliente

O primeiro passo para atingir resultados na manutenção e alargamento da base de clientes do seu negócio próprio é ter uma equipa de vendas formada para o atendimento ao cliente. O foco está em analisar o mercado, as indicações de preferências e necessidades do consumidor e atendê-lo da forma como ele gostaria de ser atendido.

2. Direcione os seus esforços para a captação do cliente certo

Para fidelizar clientes é necessário focar-se no público certo. Dispersar a sua atenção tentando atrair “toda a gente” como cliente do seu negócio próprio não é uma estratégia eficiente. Um empreendedor de sucesso sabe que deve concentrar a sua energia na captação das pessoas certas. Assim, torna-se fundamental conhecer o seu público e definir uma estratégia específica de alcance para o seu consumidor.

3. Foque-se na satisfação do cliente

O cliente é o motivo que justifica todo o seu trabalho de empreendedor. Este deve ser realizado por causa do cliente e para o cliente. O foco de um negócio de sucesso não deverá ser o produto comercializado nem os elementos internos da empresa – estes devem sim posicionar-se como pivô que sustenta toda a organização e cultura de atendimento ao seu cliente.

4. Tratamento preferencial

Em média, clientes fiéis podem corresponder até 65% do faturamento do seu negócio próprio. Por isso, invista num tratamento preferencial para um determinado público, investindo em ações de envolvimento, como newsletters e vantagens especiais para os seus melhores consumidores.

5. Monitorize

Todos os esforços realizados no sentido de atracão e manutenção da base de clientes do seu negócio próprio devem ser devidamente registados e inseridos numa estratégia de negócio.

Para isso, o empreendedor deve invistir numa equipa de acompanhamento a campanhas focadas em resultados – este investimento permite reunir informação relevante sobre a resposta do seu público-alvo às suas investidas, revelando as suas preferências de abordagem e necessidades específicas.

Ao direcionar a sua atenção para os seus clientes, reforçando junto da sua equipa o incentivo de valores e práticas de captação e fidelização, certamente que verá a sua carteira de clientes aumentar.

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