Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

Vangor

Franchising em Decoração e design de interiores

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

Brainbase

Franchising de Executive Coaching e Desenvolvimento Pessoal

Vangor

Franchising
Mobiliário e Decoração

Brainbase

Franchising de Executive Coaching e Desenvolvimento Pessoal

Newcode

Franchising de Coaching e Desenvolvimento Pessoal

Newcode

Franchising de Coaching e Desenvolvimento Pessoal

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

4 segredos para ser um bom Líder

4 segredos para ser um bom Líder

 

Antes mesmo de se saber o que é preciso para se ser um bom líder e porquê, primeiramente o que é um líder?

Um líder é um tipo de pessoa, um role model, num grupo ou numa empresa que tem capacidade de conduzir um grupo de pessoas, este tipo de pessoa pode ser o CEO, como pode ser também, uma pessoa dentro de um grupo de um departamento de uma empresa ou até mesmo num grupo de estudo. Este tipo de pessoas constitui uma equipa que gera resultados e tem a habilidade de motivar e influenciar pessoas de forma ética e positiva para serem alcançados certos objetivos da melhor maneira.

 

Então, porque é que é preciso ser-se um bom Líder?

Ser um bom líder, tanto no trabalho ou em um departamento é extremamente importante, pois o líder é quem tem o papel mais importante, quem vamos seguir, em quem nos iremos inspirar, é o principal formador em opiniões nas equipas e representa a empresa perante as mesmas.

Um bom líder tem de saber dirigir a equipa e/ou empresa para o sucessor e para isso, existem várias características que um líder deve sempre seguir para tal acontecer e que toda a gente deseja esperar deste,

  1. Ter Visão;
  2. Ter Paixão;
  3. Ter Pensamento Estratégico;
  4. Ter Habilidade de Comunicação;
  5. Ter Automotivação;
  6. Ter Habilidade de Unir Pessoas;
  7. Saber Comunicar;
  8. Ter Capacidade de Adaptação;
  9. E o mais importante de todos, ter Disciplina.

Estas são das características mais importantes que um bom líder deverá ter, mas para além das características visíveis e verbais, existem as não visíveis, tais como, ter uma postura relaxada, ereta, com ombros para trás, todos esses tipos de sinais não verbais transmitem que o mesmo se comporta como um líder.

Mas agora, além das características, tem de se saber ser um bom líder.

Para isso existem 4 segredos para que tal seja possível.

  1. Seja Ouvido, Sem Gritar

O tom de voz é bastante importante para passar uma boa impressão, nenhuma pessoa gosta que gritem com ela, ainda mais sem motivo aparente. As pessoas querem alguém, um líder, que consiga chamar à atenção pelas suas palavras e atitudes.

As palavras, o tom de voz e a maneira de falar que usamos são das primeiras coisas que as outras pessoas irão captar e são os primeiros passos para conquistar uma equipa. Para tal, deveremos falar devagar e projetar a voz, de forma a sermos claros e ouvidos. A maneira como falamos é extremamente muito importante, se não nos entendem, irão perder a atenção e ficaram sem interesse. Por isso, ser o mais claro possível, calmo e com uma boa projeção é o início e a chave para o princípio de um bom líder.

 

  1. Atitudes que se precisa de ter

Além das características anteriores, nesta etapa também é necessário certas atitudes a se ter para ser um bom líder. Principalmente fazer com que a nossa equipa se sente segura, a mesma tem de sentir que pode recorrer a nós sem medo de ser julgado ou criticado.

Ter confiança em si mesmo e nas suas próprias decisões, se um líder não tiver confiança nele mesmo, transmitirá esse sentimento para o resto da equipa, fazendo com que a mesma se sinta insegura também e não saiba o que fazer, e ser seguro nas suas decisões, sem dúvidas, pois se algo correr mal, irá se resolver e sempre com a cabeça erguida.

Um grupo de trabalho, quando está a fazer um trabalho, não gosta de ser deixado de parte e às vezes precisa de uma pequena motivação, por isso dar feedbacks é um ótimo passo para que tal aconteça, e mais à frente se o trabalho for bem feito e bem sucedido, recompensar pelo mesmo, isto fará com que as pessoas dentro da equipa se sintam bem e com mais motivação para continuar, dentro deste mesmo, além de dar feedback, é importante fazer perguntas sobre o trabalho ou mesmo para pedir concelhos para o bom funcionamento do trabalho.

Outra atitude importante é ser criativo e inspiracional dentro da empresa ou de uma equipa não preciso ser tudo monótono e com um ambiente rígido, pois às vezes trabalha-se melhor quando há um pouco de diversão para as ideias fluírem melhor e para isso o líder pode tomar essa iniciativa. Por último, assumir a responsabilidade pela equipa e saber enfrentar e resolver problemas rapidamente, são outras atitudes extremamente importantes, saber que o líder protege a equipa e assume a responsabilidade, dá uma sensação de confiança.

 

  1. O que não fazer

Além de atitudes e saber o que deve fazer para o melhor funcionamento da equipa e para melhorar a sua imagem, também há aspetos que um bom líder não deve ter.

Um dos maiores erros é acreditar que sabe tudo e falar mais do que ouvir, as pessoas à sua volta vão sentir que não podem ter opinião e que estão sempre erradas e, como consequência, acaba por haver um mau funcionamento no grupo e desmotivação. Outro aspeto é, omitir conhecimentos da própria equipa, o que não pode ser feito é omitir informações sejam elas importantes ou não para o bom funcionamento dentro do trabalho.

 

  1. Desenvolver capacidade de suportar pressão

Um bom líder não é só conseguir ser um bom exemplo para a equipa e/ou empresa, mas também é saber suportar a pressão. O líder é quem carga com a maior responsabilidade, é quem garante que o seu grupo esteja bem e quem tem de ter cuidado como se vai comportar. Devido a isso, um bom líder tem de ter um bom equilíbrio emocional, saber equilibrar a sua vida profissional com a pessoal, além de saber equilibrar tem de ter autocontrole, ser rápido para superar todos os obstáculos que poderão aparecer à sua frente e ter um pensamento estratégico, para dar uma boa imagem à sua equipa.

Com isto, ficamos a perceber o importante que é ser-se um bom líder e porquê, parece ser algo tão simples, mas tem muito por trás e é algo que se trabalha, não nasce com a pessoa e é algo que precisa de ser sempre melhorado ao longo do tempo.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Receba um Dossier de Franchising

    Nome*

    Email*

    Franchising de Interesse*

    Contacto*

    Distrito*

    Localidade*