4 Formas de Gerir as suas Finanças
Ao contrário do que se pensa, ter as contas em dia, pode ser algo complicado para alguns empreendedores. Nem sempre o facto de ser um bom gestor na empresa ou gerir um negócio próprio significa que os empreendedores são bons a gerir as suas contas pessoais.
A pensar nisso, apresentamos 4 formas que podem ajudar os empreendedores e não só, a organizar e estabelecer melhor as suas prioridades, no que diz respeito às suas finanças.
- Acompanhe o lucro e a despesa
Não há como garantir uma boa gestão das suas finanças se não souber a diferença entre o que ganha e o que gasta. Para garantir que as suas finanças estejam equilibradas é necessário ter consciência de onde gasta o dinheiro. Anote todas as despesas e classifique-as em categorias, assim vai perceber onde e quanto gasta, bem como identificar as suas maiores necessidades.
- Defina Objetivos
Defina onde quer gastar o seu dinheiro, qual é o seu objetivo e o que pretende alcançar financeiramente. Por norma, quando o empreendedor define um objetivo e o valor que pretende alcançar é mais fácil de conseguir atingi-lo.
- Compre só o que precisa
Um dos maiores problemas da sociedade onde vivemos é que todos aprendemos a ser demasiado consumistas. Comprar indiscriminadamente é quase um prazer que todos os empreendedores acabam por querer satisfazer. No entanto, lembre-se quando compra algo que não precisa, está a gastar dinheiro e a fugir ao seu objetivo.
- Invista
Não adianta de nada ter muito dinheiro ou conseguir ter uma boa reserva financeira para ficar parada. Se não é um expert na matéria não se aventure muito. Retire uma pequena percentagem (10%) das suas poupanças e invista numa aplicação financeira. Os resultados podem ser bastante positivos.