4 Dicas para implementar soluções de cloud computing na sua empresa

Cloud computing gira em torno da computação em nuvem e é um termo relativamente recente.
De uma forma simples e resumida, o cloud computing é um modelo de disponibilização e utilização de tecnologias de informação e comunicação, que permite o acesso remoto, através da internet, a um leque de meios de computação partilhados em forma de serviços.
As suas vantagens para os negócios próprios são várias e o certo é que o cloud computing veio para ficar. Automaticamente, com a sua implementação, os negócios próprios mudam a sua forma de trabalhar, bem como os seus modelos de negócio, descobrindo um horizonte de oportunidades.
Mas como é feita a sua implementação? De que forma se implementa o cloud computing nas empresas?
A sua implementação é feita de forma simples, no entanto, existem algumas dicas úteis que podem ajudar todos os empreendedores que, eventualmente, possam ter algumas dificuldades em quebrar com o modelo tradicional de armazenamdnto de dados. Descubra algumas de seguida:
- Responda à questão: o quê que o seu negócio próprio precisa?
Todos os departamentos internos do seu negócio próprio devem participar no processo de implementação da cloud computing, de forma a que as expectativas das diferentes áreas estejam alinhadas. Além disso, é necessário saber que características e que software ou solução o seu próprio negócio precisa. Para saber a resposta, o empreendedor deve considerar os fatores internos e externos que o levaram à escolha da computação em nuvem.
- Segurança
Quanto maior o seu negócio próprio, maior a necessidade da segurança da informação. Por isso, é preciso que os acessos utilizados para a infraestrutura interna sejam aplicados na cloud computing. Cada departamento, cada unidade fraqueada, cada funcionário deve ter o nível de acesso aos dados conforme estabelecido pela TI.
- Explore as potencialidades da nuvem
A cloud computing permite que o seu negócio próprio comece com uma pequena capacidade de computação e aumente conforme o seu crescimento ou suas necessidades. Ao contratar um pequeno poder de computação, o processo de implementação é mais simples. A vantagem é que colaboradores do seu negócio próprio tem a possibilidade de a chance de aprenderem a trabalhar com a estrutura básica da nuvem, antes da sua utilização em larga escala.
- Dê formação à sua equipa
A implementação da cloud computing é uma verdadeira transformação nos negócios próprios. Aspetos técnicos e comportamentos dos utilizadores são algumas das mudanças que são possíveis verificar. Portanto, é fundamental que todos os envolvidos no seu próprio negócio conheçam o projeto e se sintam motivados a colocá-lo em prática.
Por isso, o empreendedor deve treinar os usuários, fornecendo recomendações e dados relativos a segurança, regras de controlo de acesso. etc.
Como viu, a cloud computing exige mudanças de cultura e organizacionais no seu próprio negócio, incluindo os colaboradores, de forma a oferecer mais produtividade e agilidade. É preciso informa-se sobre o tema, para que a tecnologia de informação continue a propiciar crescimento, lucros e negócios de sucesso.