4 Desculpas que Um Empreendedor De Sucesso Não Usa
O caminho para o empreendedorismo não é fácil, mas para ser um empreendedor de sucesso deve conseguir encarar as dificuldades não como desculpas para desistir de perseguir o seu sonho como empreendedor, mas sim como desafios a ultrapassar.
Aqui estão os desafios mais comuns que qualquer empreendedor enfrenta.
- “Não quer perder a estabilidade do seu emprego.”
Um motivo pelo qual muitos empreendedores finalmente se lançam na criação do próprio negócio é estarem desempregados – isso dá-lhes o empurrão necessário para apostarem na criação do próprio emprego. No entanto, tal não deve ser uma condição para o empreendedorismo. Uma certa aversão ao risco e preferência pela estabilidade é apenas natural, no entanto após uma boa preparação, a vida de empreendedor trará mais realização que a maioria dos empregos.
- “Não tem capital suficiente.”
No momento de criação do próprio emprego, a maioria dos empreendedores não tem o capital suficiente para fazer face às necessidades do seu próprio negócio. Deve existir um período de preparação prévio, acumulação de poupanças e reuniões com investidores. Seja qual for o seu plano de negócios deve estar preparado para investir primeiro o seu próprio dinheiro antes de esperar que outros o façam.
- “Não é o momento certo.”
Há inúmeras razões para este “não ser o momento certo”. No entanto, para ser um empreendedor de sucesso tem que compreender e aceitar que nunca existe o momento certo – esse momento é você que o faz. Quanto mais esperar menor o número de anos de qualidade que terá para desenvolver o seu próprio negócio.
- “Tem medo de falhar.”
O medo de falhar é o que torna um mero empreendedor num empreendedor de sucesso. Falhar é sempre um risco, no entanto, desde que esteja consciente das ameaças a que está exposto e esteja preparado com um plano alternativo de ação, esta não deve ser uma condicionante.
Caso ambicione tornar-se num empreendedor de sucesso deve questionar-se sobre a validade das desculpas que o estão a impedir de tomar o primeiro passo nessa direção. Para além disso lembre-se: é a atitude que tem perante os desafios que o tornam ou não num verdadeiro empreendedor.